ImportÂncia das tic
Na actualidade vivemos na chamada Sociedade da Informação onde é fundamental estar informado e comunicar por telefone ou através da Internet e telemóvel. As novas tecnologias (TIC) têm uma grande importância na vida das pessoas, invadindo todas as áreas do quotidiano, incluindo a Educação, a área profissional e do lazer. Um exemplo da importância das TIC na educação, é a possibilidade de uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e, um melhor ensino dos professores quando se recorre por exemplo ao computador, Internet, ou quadros interactivos. As TIC surgiram no início dos anos 90, com o objectivo de melhorar, a comunicação e a informação entre as pessoas e, até mesmo em outros sectores como a Economia ou a Saúde. Graças ás novas tecnologias foi também possível criar novos empregos através do aparecimento da Internet, Tele – trabalho e passou a dar – se formação através do e – learning. As tecnologias têm um grande potencial inovador que se tem reflectido em todos os aspectos da nossa sociedade : mudaram as formas de aprender e ensinar, as formas de trabalhar e as formas de comunicar e de lazer. A Internet veio possibilitar a interacção entre as pessoas e a criação de comunidades virtuais, produção de conteúdos e a partilha de conhecimentos (através de sites, blogs…) Nos nossos dias temos disponíveis uma série de ferramentas que nos possibilitam a produção e a disponibilização de conteúdos : Slideshare (para a partilha de ficheiros em Powerpoint) , Wikipédia (para partilha de artigos escritos), Youtube (para partilha de vídeos) e o Blogger (para partilha de informação), Skype e Google (para troca de ficheiros e videoconferências).Além destas vertentes já faladas, as TIC vieram ainda possibilitar o acesso à informação e à comunicação entre as pessoas com incapacidade (visual, auditiva, motora).
Áreas de Aplicação das TIC[1]
- Computador
- Burótica
Burótica é o conjunto de meios e métodos aplicados às actividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras.
O objectivo da burótica é fornecer elementos que simplifiquem, melhorem e automatizem a organização das actividades de uma empresa ou grupo de pessoas (gestão de dados administrativos, sincronização de reuniões, etc).
Já que a organização de uma empresa hoje depende cada vez mais da comunicação, a burótica não pode significar uma simples tomada de notas manuscritas, mas sim compreender as seguintes actividades :
- Troca de informações
- Gestão de documentos administrativos
- Manipulação de dados numéricos
- Planificação e gestão de agenda
- Processamento de texto
- Uma tabela
- Instrumento de apresentação (power point)
- Uma base de dados
- Agenda
- Informática
Existem duas definições mais comuns:
Uma ciência que se propõe aperfeiçoar, regularmente e desenvolve r o conhecimento e aproveitamento do computador e das técnicas de tratamento da informação.
é a ciência do tratamento automático da informação através do computador. Esta informação quando é armazenada é designada por dado
- Comunicação
- Telemática
Telemática é a comunicação à distância de um conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações.
Telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do planeta.
Telecomunicações
Telecomunicação é a designação dada à transmissão, emissão ou recepção, por fio, rádioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo electromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.
A história das Telecomunicações remonta ao final do século XVIII, quando os principais sistemas foram designados para a transmissão a distância. Entretanto, sua implantação definitiva ocorreu na segunda metade do século XX, como consequência do avanço acelerado da electrónica e das ciências associadas à automatização.
- Controlo e Automação
- CAD-CAM
CAD (Computer Aided Design - Projecto Assistido por Computador) é caracterizado pelo processo no qual se utilizam técnicas gráficas computadorizadas, através da utilização de programas (software) de apoio, assistindo na resolução de problemas associados ao projecto em questão. A palavra CAM (Computer Aided Manufacturing - Fabricação Assistida por Computador) refere-se a qualquer tipo de processo de fabricação controlado por computador. A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração das técnicas CAD e CAM num único sistema. Isto significa que, se pode projectar um componente qualquer no computador e transmitir essa informação por meio de comunicação entre o computador e um sistema de fabricação. Estes sistemas caracterizam-se por centrar a execução de diversas actividades relacionadas com o processo produtivo: variando desde o projecto mecânico (CAD) e de análise estrutural, até à escolha apropriada das máquinas e processos de fabricação.
- Robótica
Robótica é uma secção da tecnologia que aglomera mecânica, electrónica e informática. Hoje em dia trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas, controladas por circuitos integrados que tornam sistemas mecânicos motorizados, dirigidos manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. Cada vez mais, as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas diárias. Esta tecnologia, que nos dias de hoje é adoptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido êxito em questões propostas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os diversos problemas de trabalho com os funcionários.